A UTILIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE AUDITORIA NO SETOR PÚBLICO
Resumo
A pesquisa em questão busca reunir referências, normas, diretrizes, leis, etc. que são as bases dos processos de auditoria no setor público; um setor onde o controle, monitoramento e aperfeiçoamento é indispensável para melhoria do serviço público e para que a constituição seja seguida, tendo em vista que a carta magna brasileira traz em seu texto a obrigatoriedade da existência de controle interno e externo dentro da máquina pública. A auditoria governamental assume, portanto, papel constitucional e colabora diretamente com o poder legislativo no controle externo das entidades direta e indiretamente ligadas às ações, sistemas, uso de recursos, etc. do governo. Nesse ensejo, esta pesquisa conceitua, argumenta e relaciona boa parte do contexto teórico e operacional, as fases e tipos de auditoria governamental, bem como os requisitos que o profissional da auditoria governamental deve possuir e como o mesmo deve tocar seus trabalhos; sempre maximizando a essencialidade desses processos para a melhoria das entidades auditadas e das informações das mesmas para o público relacionado.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para a Revista Paraense de Contabilidade – RPC. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista.
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
O conteúdo dos artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores. Ao submeter o artigo, de forma automática e expressa:
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.