ESTUDO DE REVISÃO SISTEMÁTICA
Contraponto aos entendimentos dos retornos crescentes de escala
Resumo
O raciocínio subjacente ao retorno crescente de escala é de que ao aumentar a escala de produção, a quantidade do bem ou serviço aumenta e, como consequência, o custo por unidade produzida diminui. Diante disto, o objetivo do trabalho é pesquisar o efeito econômico dos retornos crescentes de escala e se esse efeito reduz o custo unitário com o aumento de escala da produção. É usada a pesquisa do tipo denominado de revisão sistemática com viés bibliográfico. A conclusão permite inferir que o efeito econômico dos retornos crescentes de escala não é verdade absoluta quando a informação desejada é direcionada ao usuário interno da informação sobre custos.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para a Revista Paraense de Contabilidade – RPC. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista.
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
O conteúdo dos artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores. Ao submeter o artigo, de forma automática e expressa:
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.