Sistema Tributário Brasileiro
Resumo
O Direito Tributário regula a relação entre o Estado e os cidadãos, centrando-se na arrecadação de tributos, que são a principal fonte de receita pública. Essa arrecadação é essencial para financiar as atividades estatais, visando alcançar objetivos de justiça social, com a contribuição dos cidadãos conforme suas capacidades econômicas. O Sistema Tributário Brasileiro, descrito nos artigos 145 a 162 da Constituição de 1988, organiza as normas tributárias, os princípios constitucionais e as competências de cada ente federativo (União, Estados, Municípios e Distrito Federal) sobre a tributação e a repartição das receitas. O sistema tributário no Brasil é composto por 61 tributos entre federais, estaduais e municipais, o que gera complexidade na legislação e exige das empresas, especialmente as de grande porte, departamentos especializados em gestão tributária. Essa gestão busca garantir conformidade com as normas tributárias e controlar operações relacionadas aos tributos. A Constituição de 1988 atribui à União a competência para estabelecer normas gerais de direito tributário, regulando as obrigações, o lançamento e a prescrição dos tributos. Essas normas estão consolidadas no Código Tributário Nacional (CTN), que, embora seja uma lei de 1966, foi recepcionado pela Constituição como lei complementar, conforme entendimento do STF.
Referências
BARCELLOS, Maria Andréa Machado. Estudo comparado entre o sistema constitucional tributário de Portugal e do Brasil. Universidade do Algarve. Tese de Mestrado. Mestrado em Fiscalidade, 2017.
BARROSO, Darlan; OLIVEIRA, Marcos; BOLDRIN, Roberta. Prática Tributária. 3. ed. São Paulo - Brasil: Saraiva Jur, 2020.
CARNEIRO, Claudio. Curso de Direito Tributário e Financeiro. 9. ed. São Paulo - Brasil: Saraiva Jur, 2020.
CASTARDO, Hamilton. Direito Tributário na Prática. 4. ed. São Paulo - Brasil: Saraiva Jur, 2017.
CHAVES, Francisco Coutinho. Planejamento Tributário na Prática: Gestão Tributária aplicada. 4. Ed. São Paulo - Brasil: Atlas, 2017.
CREPALDI, Silvio Aparecido. Auditoria contábil: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2019. 511 p.
GRECO, Marco Aurélio. Planeamento Tributário. 4. ed. São Paulo - Brasil: Quartier Latin, 2019.
PIMENTEL, José. Empreendedorismo forte: mais emprego, renda e desenvolvimento. Brasília: Senado Federal, 2014.
SHOUERI, Luis Eduardo e MOSQUERA, Roberto Queiroga. Manual de tributação direta da renda. São Paulo - Brasil: Fernando Aurelio Ziveti, 2020.
ROCHA, Isabel e ROCHA, Joaquim Freitas. Fiscal: códigos tributários e legislação conexa. 41. ed. Porto - Portugal: Porto Editora, 2021.
VARSANO, R. et al. Uma análise da carga tributária do Brasil. Rio de Janeiro: IPEA, 2021. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/td_0583.pdf. Acesso em jan. 2021.
Copyright (c) 2024 Creative Commons License Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para a Revista Paraense de Contabilidade – RPC. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista.
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
O conteúdo dos artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores. Ao submeter o artigo, de forma automática e expressa:
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.