O Impacto Que a Adoção Do Plano De Negócios Pode Causar Em Microempresas No Ramo Da Beleza Em Soure
Resumo
O Plano de Negócios tem sua devida importância em uma organização, visto que, através dele se dá a possiblidade de conduzir as atividades de uma empresa de forma mais estratégica, pois, nesse documento encontram-se todos os passos a serem seguidos pelo gestor, assim trazendo maior segurança ao empreendimento, possibilitando maior longevidade das operações. Diante disso, o presente trabalho buscou identificar as semelhanças entre a forma de administrar utilizada pelos gestores de salões de beleza de Soure/PA e as métricas usadas no Plano de Negócios. Nesse aspecto, o trabalho possui abordagem qualitativa e quantitativa, foi delineado, quanto aos procedimentos, como pesquisa de levantamento, e em relação aos objetivos como descritivo, analisando os dados levantados. Resulta-se que, mesmo sem elaboração formal do Plano Negócios, os empresários conseguiram manter suas empresas em funcionamento, enfrentando desafios com táticas similares ao que sugere o Plano de Negócios, como a definição de público-alvo, porém, não limitando-se somente a esse como estratégia de atrair novos clientes, o pensamento com visão de futuro, por exemplo, também foi identificado nas táticas utilizadas pelos gestores, assim como a atenção dada a divulgação do empreendimento em redes sociais.
Referências
Bernardi, L. A. (2008). Manual de Plano de Negócios: fundamento, processos e A contribuição de um plano financeiro de negócios na abertura e manutenção de um escritório de contabilidade estruturação.
Bertin, E. C. D. M. A contribuição de um plano financeiro de negócios na abertura e manutenção de um escritório de contabilidade.
Chiavenato, I. (2004). Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. Editora manole.
da Silva Junior, E. M., Carlos, W. F., Bottaro, M. C., & Avelino, C. H. (2020). A Importância do Plano de Negócios como Ferramenta para Estruturação Empresarial. REVISTA eHUMANITAS, 21.
Tatagiba, A. B. (2012). CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto; tradução Magda Lopes.”“3 ed.”“Porto Alegre: ARTMED, 296 páginas, 2010. Cadernos de Linguagem e Sociedade, 13(1), 205-208.
de Andrade Matos, W. (2018). Educação empreendedora: sua importância como fator de redução da mortalidade precoce das micro e pequenas empresas. Revista Educação-UNG-Ser, 12(2), 24-30.
Dornelas, J. (2021). Empreendedorismo transformando ideias em negócios-8a. edição. Empreende Editora.
GEM. Global Entrepreneurship Monitor. (2018). Empreendedorismo no Brasil: Relatório Executivo.
Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa (Vol. 4, p. 175). São Paulo: Atlas.
Agência Brasil. (2020). Sebrae: pequenos negócios têm maior taxa de mortalidade
Informação é da pesquisa Sobrevivência de Empresas 2020. Recuperado de: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2021-06/sebrae-pequenos-negocios-tem-maior-taxa-de-mortalidade
Diário De Comércio. (2023). Mulheres ainda são minoria nos cargos de liderança. Apenas 38% deles são ocupados pelo gênero no Brasil. Recuperado de: https://diariodocomercio.com.br/negocios/mulheres-ainda-sao-minoria-nos-cargos-de-lideranca/#gref
Revistapegn. (2021). Jovens são menos de 7% dos empreendedores no Brasil e os que mais lutam contra o desemprego. Recuperado de: https://revistapegn.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2021/11/jovens-sao-menos-de-7-dos-empreendedores-no-brasil-e-os-que-mais-lutam-contra-o-desemprego.html
Sebrae. (2020). Salão de beleza. Recuperado de: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/salao-de-beleza,56cce7157afe4810VgnVCM100000d701210aRCRD#mercado
Locali, Paulo.(2020). O modelo de plano de negócio para salão de beleza e barbearia. Versum. 27/02/2020. Recuperado de: https://www.versum.com/m/br/blog/plano-de-negocio-salao-de-beleza/
Maximiano, A. C. A. (2017). Introdução à administração. In Introdução à administração (pp. xxiii-xxiii).
da Silva Neto, M. P., & de Souza, J. S. (2023). A estratégia do plano de negócio como ferramenta para viabilizar o empreendedorismo. Revista Conexão Gestão, Tecnologia & Negócios, 1(1).
de Oliveira, D. D. P. R. (2000). Teoria Geral Da Administração: Uma Abordagem Prática . Editora Atlas SA.
Salomão, Renata Magalhães. O promissor mercado de salões de beleza no Brasil. Buyco, 28/01/2020. Recuperado de: https://buyco.com.br/mercado-de-saloes-de-beleza/
ROSA, C. A. (2017). Como elaborar um Plano de Negócios. 2013. Disponível:< http://www. bibliotecas. sebrae. com. br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds. nsf/5f6dba19baaf17a98b4763d4327bfb6c/$ File/2021. pdf> Acesso, 12.
Vasconcelos, A. F. C. D. (2014). Qual O Impacto Que O Empreededor Tem Quando O Plano De Negócios Transforma Suas Ideias Em Realidade. In Actas de la 4ª Conferencia Ibérica de Emprendimiento (p. 95).
Wildauer, E. W. (2011). Plano de negócios: elementos constitutivos e processo de elaboração. Editora Ibpex.
Yee, R.W.Y.; Yeung, A. C. L.; Cheng, T. C. (2010). Edwin. Um estudo empírico da lealdade do empregado, qualidade do serviço e desempenho da empresa na indústria de serviços. International Journal of Production Economics, v. 124, p. 109-120. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijpe.2009.10.015
Zavadil, Paulo Ricardo. (2013). Plano de negócios: uma ferramenta de gestão. Curitiba: InterSaberes.
Zimmerman, J. (2012). Using Business Plans for Teaching Entrepreneurship. American Journal of Business Education, 5(6), 727-742.
Copyright (c) 2023 Creative Commons License Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para a Revista Paraense de Contabilidade – RPC. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista.
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
O conteúdo dos artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores. Ao submeter o artigo, de forma automática e expressa:
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.