A Educação Financeira e as Metas da Agenda 2030 da ONU: um Estudo Com Alunos do Ensino Médio

  • Emily Priscila Rodrigues Farias Universidade Federal do Pará
  • Evaldo José da Silva Universidade Federal do Pará
Palavras-chave: Educação Financeira. Agenda 2030. Metas ODS. Ensino Médio. Bragança-Pa.

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar a relação entre educação financeira e as metas propostas na agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A identificação dessa relação é relevante, pois ressalta a importância do investimento na educação financeira de crianças e jovens, que pode proporcionar uma melhor qualidade de vida e uma educação mais completa. A educação financeira está entre os temas abordados na Agenda 2030 e se tornou obrigatória no currículo das escolas brasileiras, com o objetivo de promover o conhecimento sobre produção e consumo sustentável. O estudo foi realizado em escolas de ensino médio da cidade de Bragança-Pará, por meio de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa, utilizando os procedimentos de pesquisa do tipo survey. Os dados foram obtidos por meio de questionários, utilizando a ferramenta Google Forms, aplicados a coordenadores, professores e alunos do ensino médio. O estudo identificou uma relação entre a educação financeira e as metas 1.4, 4.4, 10.1, 10.2 e 10.5 da agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Dessa forma o entendimento é que a educação financeira tem papel fundamental para o alcance das cinco metas analisadas no estudo, pois por meio da educação financeira contribui-se para o acesso a recursos econômicos, financeiros e microfinanças de forma igualitária; com o desenvolvimento de habilidade para o empreendedorismo; com o estímulo ao desenvolvimento de pequenos negócios e com o empoderamento, inclusão social, econômica e política de todas as pessoas.

Biografia do Autor

Emily Priscila Rodrigues Farias, Universidade Federal do Pará

Graduada em Ciências Contábeis

Universidade Federal do Pará (UFPA)

ORCID : https://orcid.org/0009-0007-8753-0192  

E-mail: empri175@gmail.com

Evaldo José da Silva, Universidade Federal do Pará

Doutor em Ciências Contábeis

Universidade Federal do Pará (UFPA)

ORCID : https://orcid.org/0000-0001-9931-7750

E-mail: evaldosilva@ufpa.br

Referências

Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Recuperado de: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ abase/.

Berres Hartmann, A. L., Reisdoerfer, C., Ferreira, I. F., & Mariani, R. D. C. P. (2019). Educação Financeira no Ensino Médio: uma experiência sob o olhar da Matemática Crítica. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, 12(2), 154-163.

Carvalho, L. A., & Scholz, R. H. (2019). “Se vê o básico do básico, quando a turma rende”: cenário da educação financeira no cotidiano escolar.

Correia, T. de S.; W. G. L.; Gadelha, K. A. D. L. (2015). A Educação Financeira como um diferencial nas decisões de consumo e investimento dos estudantes do curso de Ciências Contábeis na grande João Pessoa. Revista de Contabilidade da UFBA, v. 9, n. 3, 2015.

Dalbosco, C. A., de Souza, F. B., & de Macedo, M. (2022). Consumo e produção sustentável na educação básica: reflexões entre a Agenda 2030 e a Base Nacional Comum Curricular.

da Luz, J. O. C., dos Santos, M. E. K. L., & Junger, A. P. (2020). Educação financeira: um estudo de caso com jovens do ensino médio na cidade de São Paulo. Revista De Ensino De Ciências E Matemática, 11(3), 199-211.

da Silva, L. P. (2021). ESTÍMULOS À EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO BÁSICO: um relato de prática da olimpíada brasileira de educação financeira. Formação@ Docente, 13(2).

da Silva Assis, M. R., & Giordano, C. C. EDUCAÇÃO FINANCEIRA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR.

de Medeiros, M. G., de Macêdo, A. F. P., da Silva, F. R. F., da Silva, L. C. M. (2022). Analisando o papel da educação financeira e da aprendizagem na transferência de conhecimento entre responsáveis e dependentes. RBC: Revista Brasileira de Contabilidade, volume (257), 79-90.

de Souza, Á. D. P., Fiorio, S. L., & Brasil, T. C. (2022). Relação entre o nível de conhecimento financeiro e o nível de endividamento dos servidores de uma IES brasileira: análise no período pandêmico. RBC: Revista Brasileira de Contabilidade, (257), 37-49.

dos Reis LEITE, A. G. (2022). A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA VIDA DOS JOVENS. Facit Business and Technology Journal, 1(37).

ENEF (Brasil). (2018). 2º Mapeamento Nacional das Iniciativas de Educação Financeira. Recuperado de: https://www. vidaedinheiro.gov.br/2-mapeamento/

Esser, R. D., & Dalbello, L. EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA VISÃO DA PREPARAÇÃO DOS ADOLESCENTES PARA O CONSUMO CONSCIENTE. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, 18(35), 221-239.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2022). Recuperado de: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/pa/braganca.html.

Kuntz, E. R. (2019). A Matemática Financeira no Ensino Médio como fator de fomento da Educação Financeira: resolução de problemas e letramento financeiro em um contexto crítico. 2019. 157 f (Doctoral dissertation, Dissertação (Mestrado em Educação Matemática)–Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo).

Medeiros, A. L., Mineiro, A. A. da C., Guida, J. L. de R., Valerio, V. E. de M. (2022). Associação entre educação financeira, conhecimento financeiro e alfabetização financeira: uma revisão integrativa. RBC: Revista Brasileira de Contabilidade, (257), 51-63.

Messias, R. A., & Ancelmo, L. A. (2022). Educação financeira na educação básica. Research, Society and Development, 11(17), e112111738295-e112111738295.

Molter, L. A educação financeira como impulso para o desenvolvimento sustentável. RBC: Revista Brasileira de Contabilidade, (257), 3-5.

Moraes, A., Santos, M., Santos, A., & Pereira, L. (2020). Educação financeira escolar: uma proposta para o ensino médio. REVEMAT: Revista Eletrônica de matemática, 15(2), 1-22.

Mundo, T. N. (2016). a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Recuperado em, 15, 24.

Muniz Jr, I., & Jurkiewicz, S. (2016). Representações temporais e o valor do dinheiro no tempo: conexões entre a Educação Financeira e o Ensino de Matemática. Boletim Online de Educação Matemática, Santa Catarina, 4(7), 116-138.

OECD/INFE Internacional survey of adult financial literacy competencies. OECD. Paris, 2016. Disponível em: https://oecd-org.ez38. periodicos.capes.gov.br/finance/OECD-INFE-International-Survey-of-Adult-Financial-Literacy-Competencies.pdf.

OECD. Recommendation on Principles and Good Practices for Financial Education and Awareness. Directorade for Financial and Enterprice Affairs. Jul. 2005b.

ONU - Organização das Nações Unidas. Agenda 2030 – Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Out. 2015. Recuperado de: https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2015/10/agenda2030-pt-br.pdf.

Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico. OECD’s Financial Education Project. Assessoria de Comunicação Social, 2004.

Organisation For Economic Co-operation And Development (OECD, 2005).Improving financial literacy: analysis of issues and policies. 2005. Recuperado de: http://www.oecdilibrary.org/financeandinvestment/improvingfinancialliteracy_9789264012578-em.

Perin, A. P., & Campos, C. R. (2022). Uma investigação sobre concepções acerca da educação financeira de alunos do ensino médio. Revista de Educação Tecnológica Iberoamericana–Em Teia, Recife, 13(3).

Santos, F. D. C. (2022). Relações entre contabilidade pessoal e práticas financeiras não-saudáveis entre universitários.

Schlocobier, C., & Witt, C. (2022). Educação financeira infantil como base para a conquista da cidadania financeira.

Soler, F. A., Barbosa, A. M., & de Miranda, M. G. (2022). Educação financeira: como começar a vida adulta com consciência financeira. Concilium, 22(5), 861-872.

Torrens, I. C., Matos, S. N., Borges, H. B., & Lopes, R. P. (2021, October). Jogos sérios para Educação Financeira: um mapeamento sistemático. In Anais Estendidos do XX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (pp. 479-488). SBC.

Zuliani, A. L. B., Flores, S. A. M., Floriano, M. D. P., Josende, A. C., & Ramos, T. J. F. (2020). OS JOVENS MILITARES SÃO ALFABETIZADOS FINANCEIRAMENTE? ESTUDO EM UMA ORGANIZAÇÃO DA FRONTEIRA GAÚCHA. Revista Gestão em Análise, 9(1), 136-153.

Publicado
2023-12-28
Como Citar
Farias, E. P. R., & Silva, E. J. da. (2023). A Educação Financeira e as Metas da Agenda 2030 da ONU: um Estudo Com Alunos do Ensino Médio . Revista Paraense De Contabilidade, 8(2), e139. https://doi.org/10.36562/rpc.v8i2.139