A Educação Financeira e as Metas da Agenda 2030 da ONU: um Estudo Com Alunos do Ensino Médio

  • Emily Priscila Rodrigues Farias Universidade Federal do Pará
  • Evaldo José da Silva Universidade Federal do Pará
Palavras-chave: Educação Financeira. Agenda 2030. Metas ODS. Ensino Médio. Bragança-Pa.

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar a relação entre educação financeira e as metas propostas na agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A identificação dessa relação é relevante, pois ressalta a importância do investimento na educação financeira de crianças e jovens, que pode proporcionar uma melhor qualidade de vida e uma educação mais completa. A educação financeira está entre os temas abordados na Agenda 2030 e se tornou obrigatória no currículo das escolas brasileiras, com o objetivo de promover o conhecimento sobre produção e consumo sustentável. O estudo foi realizado em escolas de ensino médio da cidade de Bragança-Pará, por meio de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa, utilizando os procedimentos de pesquisa do tipo survey. Os dados foram obtidos por meio de questionários, utilizando a ferramenta Google Forms, aplicados a coordenadores, professores e alunos do ensino médio. O estudo identificou uma relação entre a educação financeira e as metas 1.4, 4.4, 10.1, 10.2 e 10.5 da agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Dessa forma o entendimento é que a educação financeira tem papel fundamental para o alcance das cinco metas analisadas no estudo, pois por meio da educação financeira contribui-se para o acesso a recursos econômicos, financeiros e microfinanças de forma igualitária; com o desenvolvimento de habilidade para o empreendedorismo; com o estímulo ao desenvolvimento de pequenos negócios e com o empoderamento, inclusão social, econômica e política de todas as pessoas.

Biografia do Autor

Emily Priscila Rodrigues Farias, Universidade Federal do Pará

Graduada em Ciências Contábeis

Universidade Federal do Pará (UFPA)

ORCID : https://orcid.org/0009-0007-8753-0192  

E-mail: empri175@gmail.com

Evaldo José da Silva, Universidade Federal do Pará

Doutor em Ciências Contábeis

Universidade Federal do Pará (UFPA)

ORCID : https://orcid.org/0000-0001-9931-7750

E-mail: evaldosilva@ufpa.br

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Publicado
2023-12-28
Como Citar
Farias, E. P. R., & Silva, E. J. da. (2023). A Educação Financeira e as Metas da Agenda 2030 da ONU: um Estudo Com Alunos do Ensino Médio . Revista Paraense De Contabilidade - RPC , 8(2), e139. https://doi.org/10.36562/rpc.v8i2.139