Restos a Pagar e sua Relação com a Qualidade do Ensino Público Municipal

  • Silvania Neris Nossa Fucape Business School
  • Aclécya Oliveira Monteiro Fucape Business School
Palavras-chave: Contabilidade do Setor Público, Ciclos Políticos Orçamentários, Gestão Municipal de Restos a Pagar, Ensino Público Municipal

Resumo

Este estudo objetivou verificar o impacto dos Restos a Pagar Processados e Não-Processados (carry-over) sobre a qualidade do ensino nos municípios brasileiros como também se essa relação é alterada em função do período eleitoral. Regressão Tobit e estimadores de efeitos fixos para dados em painel, de 3.161 municípios, no período de 2015-2020, indicaram que os Restos a Pagar podem comprometer a qualidade do ensino, uma vez que são usados como instrumentos de manobras com o dinheiro público para atender às conveniências eleitoreiras. O resultado encontrado confirmou a literatura a qual sugere que os Restos a Pagar devem ser controlados a fim de não afetar a qualidade dos serviços públicos. Este estudo, além de chamar a atenção para que os órgãos de controle interno e externo e o controle social intensifiquem o monitoramento desse instrumento, reforça a importância da Gestão Municipal utilizar os recursos educacionais no mesmo exercício financeiro em que forem creditados, evitando o adiamento de pagamentos, de forma a colaborar para a qualidade do Ensino Público Municipal.

Biografia do Autor

Silvania Neris Nossa, Fucape Business School
Doutora em Ciências Contábeis e Administração
Aclécya Oliveira Monteiro , Fucape Business School

Mestra em Ciências Contábeis e Administração

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Publicado
2024-07-24
Como Citar
Neris Nossa, S., & Oliveira Monteiro , A. (2024). Restos a Pagar e sua Relação com a Qualidade do Ensino Público Municipal. Revista Paraense De Contabilidade, 9(1), 16-32. https://doi.org/10.36562/rpc.v9i1.110
Seção
Artigos