O Efeito da Governança Corporativa no Gerenciamento de Resultados em Mercados Concentrados

  • José Matheus Barbosa de Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Annandy Raquel Pereira da Silva Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Renato Henrique Gurgel Mota Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Adilson de Lima Tavares Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Palavras-chave: Mercados Concentrados, Governança Corporativa, Gerenciamento de Resultados

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo verificar se a Governança Corporativa (GC) provoca um efeito moderador no Gerenciamento de Resultados (GR) em Mercados mais concentrados. Para tanto, foram analisadas as empresas listadas na B3 (Brasil, Bolsa e Balcão), considerando o lapso temporal de 2010 a 2019. A amostra final foi composta por 221 empresas. Os dados foram coletados da base de dados Economatica® e do sítio eletrônico da B3. Para responder ao objetivo proposto, a metodologia estatística teve como base a Regressão para Dados em Painel com Efeitos Fixos, sendo o painel balanceado. Os resultados da pesquisa rejeitaram a hipótese do estudo de que a GC (Novo Mercado, Nível 1 e Nível 2) possui efeito mitigador no GR em Mercados mais concentrados (HHI > 0,02), confrontando o que se discute na literatura de que em um ambiente competitivo as empresas preocupam-se em manter sua posição e não perder a capacidade de sobrevivência, estimulando a prática do GR. Além disso, os achados indicaram a influência das variáveis de Tamanho, Auditoria, ROA e ROE na prática do GR.

 

Biografia do Autor

José Matheus Barbosa de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestre em Ciências Contábeis

Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

ORCID : https://orcid.org/0000-0002-9176-4350

E-mail: matheus_7_sousa@hotmail.com

Annandy Raquel Pereira da Silva Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutoranda em Contabilidade

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

ORCID : https://orcid.org/0000-0003-4636-2835

E-mail: annandyraquel@hotmail.com

Renato Henrique Gurgel Mota, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor em Ciências Contábeis

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

ORCID : https://orcid.org/0000-0001-8439-7540

E-mail: renato.mota@ufrn.br

Adilson de Lima Tavares, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor em Ciências Contábeis

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

ORCID : https://orcid.org/0000-0002-7800-9473

E-mail: adilson.tavares@uol.com.br

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Publicado
2024-01-12
Como Citar
Sousa, J. M. B. de, Silva, A. R. P. da S., Mota, R. H. G., & Tavares, A. de L. (2024). O Efeito da Governança Corporativa no Gerenciamento de Resultados em Mercados Concentrados. Revista Paraense De Contabilidade, 8(1), e107. https://doi.org/10.36562/rpc.v8i1.107