Edição Atual

v. 4 n. 3 (2019): Revista Paraense de Contabilidade

Caros Leitores da RPC,

Nesta terceira e última edição do ano de 2019 da Revista Paraense de Contabilidade, estão publicadas sete pesquisas premiadas na avaliação por blind review realizada para o IX ECAL – Encontro de Contabilidade da Amazônia Legal, as quais foram apresentadas e debatidas no período de 30 de outubro a primeiro de novembro de 2019, durante o Evento, que se realizou no município de Santarém – PA.

Assim, o primeiro artigo desta Edição, de autoria de Hudson Castro e Lidiane Dias, teve como objetivo analisar se, e como, os governos locais utilizam as mídias sociais como instrumento estratégico de redução da assimetria informacional de itens relacionados a transparência pública.

O segundo artigo publicado, de autoria de Andressa Santos e Maurílio Araújo, objetivou descrever e analisar o perfil dos artigos disponíveis na Plataforma de periódicos CAPES no período de 2009 a 2019 sobre o tema Planejamento Tributário.

O terceiro artigo desta Edição, de autoria de Alexandre Medeiros, Ana Isabel de Matos, Carla Ferreira, Fábio Andrade e Cemyra Nascimento, se propôs a discutir de que forma a Síndrome de Burnout afeta o profissional de contabilidade. Por ser uma síndrome que se desenvolve de maneira diferente, dependendo muito do ambiente de trabalho, do clima organizacional, bem como das realizações pessoais e projetos que o indivíduo busca, a pesquisa visou beneficiar os indivíduos que não conhecem a síndrome, bem como conscientizar e proporcionar uma clareza maior sobre o referido tema

O quarto artigo desta edição, de autoria de Cícero Nicácio da Cosa Jr., teve como objetivo principal analisar a dependência de Municípios brasileiros das transferências intergovernamentais, sendo o segundo artigo a discutir o importante tema da Contabilidade Pública nesta edição da RPC.

O quinto artigo, de autoria de Michel Ribeiro, Warlen Cruz, Jackeline Procópio e Márcio Soares, discute o comportamento empreendedor de contatores, com o objetivo de analisar se os profissionais de contabilidade de um município da Amazônia paraense, possuem as características empreendedoras, de acordo com a abordagem de Dornelas, Spinelli e Adams (2014).

O sexto artigo desta edição, de autoria de Fabiane Peixoto, Patrícia Souza, Cristianne Costa e Wilnalia Souza Garcia, teve como objetivo avaliar a utilização das ferramentas contábeis como apoio à tomada de decisão junto a microempresas do comércio varejista do ramo de materiais de construção.

Por fim, o sétimo artigo e último entre os premiados no IX ECAL/2019, de autoria de Ana Letícia Melo da Silva e Maurílio Araújo, buscou identificar e analisar os impactos e os benefícios relacionados à implantação e as atualizações do e-Social, na rotina de profissionais de contabilidade do Estado do Pará.

Desta forma, o Conselho Regional de Contabilidade do Pará disponibiliza para a comunidade mais sete artigos de qualidade, que retratam a realidade da ciência contábil, incentivando a leitura e o interesse pela pesquisa contábil.

Boa leitura!

 

Profa. Dra. Márcia Athayde Moreira

Editora-Chefe da Revista Paraense de Contabilidade

Publicado: 2020-03-30

Edição completa

Artigos em Contabilidade

Ver Todas as Edições

A Revista Paraense de Contabilidade é uma publicação quadrimestral do Conselho Regional de Contabilidade do Pará e tem como objetivo incentivar e divulgar a produção científica na área das Ciências Contábeis.