AUDITORIA INTERNA APLICADA EM UMA EMPRESA COMERCIAL

  • Jucinelia Lima Silva Montelo LAURINDA E PEDRO
  • Nayara Cortês Filgueira Faculdade Metropolitana de Marabá

Resumo

Resumo: O tema do presente artigo é a auditoria interna em uma empresa comercial. A pesquisa é de natureza qualitativa, e utilizou procedimentos de pesquisa de campo, documental e bibliográfica. Foram analisadas contas do ativo, passivo e contas do patrimônio liquido da empresa através de uma auditoria interna, que tanto no período quanto no final dos procedimentos de auditoria a empresa demonstrou correto seus registros nas contas patrimoniais. Constatou – se também que a empresa está bem assessorada por um controle interno, trabalhando os procedimentos de auditoria, protegendo seu patrimônio de possíveis fraudes e cuidando da saúde financeira da empresa. Este artigo tem o objetivo de demonstrar quais os tipos de ferramenta que a auditoria interna possui para auxiliar os administradores e gestores da empresa na tomada de decisão. Para ter um bom resultado liquido, é preciso investir em uma auditoria interna, sendo um diferencial para a empresa e com isso a mesma ganhará a confiança e credibilidade do mercado, através de informações confiáveis de sua situação financeira patrimonial. Visto que as pequenas empresas têm como tendência o seu crescimento isto é fato, e que necessitam de um apoio constante para o acompanhamento dos seus procedimentos interno, adaptando as novas circunstâncias de um ambiente globalizado e que cresce cada dia.

Publicado
Sep 27, 2017
##submission.howToCite##
MONTELO, Jucinelia Lima Silva; FILGUEIRA, Nayara Cortês. AUDITORIA INTERNA APLICADA EM UMA EMPRESA COMERCIAL. Revista Paraense de Contabilidade, [S.l.], v. 2, n. 1, p. 35-40, sep. 2017. ISSN 2526-950X. Disponível em: <http://crcpa.org.br/publicacoes/index.php/RPC/article/view/15>. Acesso em: 14 aug. 2018.
Seção
Perícia e Auditoria Contábil