O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

• A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

FORMA E PREPARAÇÃO DE MANUSCRITO

A estrutura dos trabalhos submetidos deverá ser constituída na seguinte ordem:

• Título do trabalho: O título deve ser breve e objetivo e guardar relação com o contexto da pesquisa.

• Resumo: Deverá ser incluído com até 250 palavras, em um único parágrafo, conforme a Norma da ABNT NBR 6028/2003.

• Palavras-chave: Na língua do texto, com até cinco descritores mais conhecidos da área e, separados entre si por ponto e finalizadas também por ponto.

• Introdução

• Desenvolvimento: Contendo referencial teórico, metodologia e análise empírica.

• Conclusão

• Referências: Conforme a Norma da ABNT NBR 6023/2002. Deverão ser relacionadas, em ordem alfabética, no final do artigo ou trabalho, somente as citadas no texto.

• Citações: Conforme a Norma da ABNT NBR 10520/2002.

• Formato: Não exceder a 16 páginas (no mínimo de 8), incluindo as Referências, digitadas em um software compatível para Microsoft Office 2000 ou superior para Windows, com as seguintes especificações:

• Fonte: Times New Roman, tamanho 12 para textos e tamanho 10 para tabelas, quadros, gráficos, figuras e notas de rodapé;

• Espaçamento: simples entre linhas;

• Alinhamento: justificado (para os parágrafos);

• Número de página: no canto inferior direito;

• Margens: direita e inferior = 2 cm; esquerda e superior = 3 cm;

• Tamanho do papel: A4;

• Ilustrações: Conforme a Norma da ABNT NBR 14724/2011. Qualquer que seja o tipo de ilustração, sua identificação aparece na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, organograma, quadro, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere. As ilustrações, quadros e tabelas deverão ser apresentadas na cor preta e branca.

• Tabelas: Informações tratadas estatisticamente, conforme IBGE (1993).

• Siglas: Quando aparece pela primeira vez no texto, a forma do nome precede a sigla, colocada entre parênteses.