Edição atual

v. 1 n. 1 (2016): Revista Paraense de Contabilidade

Editorial

 

É com grande satisfação que lançamos a primeira edição da Revista Paraense de Contabilidade. Nesse momento queremos agradecer todo apoio e dedicação das equipes envolvidas, professores que se dedicaram à construção do projeto, funcionários e demais colaboradores do CRCPA, conselheiros e especialmente à Presidente Maria de Fátima Vasconcelos.

Essa edição traz seis artigos que discutem a ciência contábil em suas diversas aplicações e práticas, assim como elementos para reflexão e discussão sobre a ciência contábil e o comportamento dos contadores diante de seus dilemas e desafios do dia-a-dia.

No primeiro artigo os autores foram a campo a fim de identificar os motivos que induzem os profissionais de contabilidade atuantes no Estado do Pará a não escriturarem os fatos contábeis das pequenas e médias empresas-clientes. Foram obtidas a opinião de 28 profissionais da área de contabilidade e 22 estudantes, tendo sido obtidas interessantes respostas que levam a reflexão sobre o comportamento dos profissionais de contabilidade.

No segundo e no terceiro artigo temos estudos voltados para a contabilidade aplicada ao setor público. O segundo artigo analisa, com base em relatórios de prestação de contas da saúde do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará – TCM/PA, os principais desperdícios de recursos, ativo e passivo, na área da saúde no município de Belém. Enquanto que o terceiro artigo promove uma discussão sobre a importância do controle patrimonial no processo de convergência às novas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público – NBCASP.

No quarto artigo são apresentados os resultados de um estudo promovido por um grupo de pesquisa da Universidade Federal Rural da Amazônia, composto por professores e graduandos, o qual teve por objetivo identificar a percepção dos profissionais de contabilidade sobre os Princípios Éticos e sobre a Norma Brasileira de Contabilidade NBC PG 100, ambientado no município de Tomé-Açu, no estado do Pará.

Em uma abordagem muito interessante, o quinto artigo identifica e analisa as habilidades do empreendedor e do contador na contemporaneidade, bem como analisa e compara tais habilidades e competências existentes entre si, tendo como foco de estudo seis empresários contábeis situados do município de Belo Horizonte – MG.

Por fim, o sexto artigo publicado nessa primeira edição versa no âmbito da contabilidade gerencial e visou identificar os instrumentos e práticas de controle gerencial adotados pela Marinha Brasileira.  

Seis artigos de qualidade e temas interessantes, ambientados não somente no estado do Pará, mas também em outras unidades da Federação, com o que temos certeza de que a RPC, sendo uma extensão do Conselho Regional de Contabilidade do Pará, se consolida no papel de promotora do desenvolvimento da profissão contábil e de incentivo à pesquisa no Estado do Pará.

Boa leitura,

 

Profa. Dra. Márcia Athayde Moreira

Editora-Chefe da Revista Paraense de Contabilidade

Publicado: 2017-01-11

Contabilidade Financeira, IFRS e Finanças

Contabilidade Gerencial e Controladoria

Contabilidade a Serviço de Micro e Pequenas Empresas

##journal.viewAllIssues##

A Revista Paraense de Contabilidade é uma publicação quadrimestral do Conselho Regional de Contabilidade do Pará e tem como objetivo incentivar e divulgar a produção científica na área das Ciências Contábeis, produzidas por pesquisadores, alunos, professores e demais profissionais do nosso estado, mas também de todo o Brasil, promovendo assim a disseminação do conhecimento produzido regionalmente, ambientados no Estado do Pará e na Região Amazônica, assim como pesquisas que retratem e discutam outras realidades de nosso País.